Linha do Tempo
O objetivo deste espaço é trazer alguns relatos que fazem parte dos últimos 50 anos das atividades extensionistas na Universidade Federal do Paraná. Embora haja registros em décadas anteriores, escolhemos como recorte temporal o surgimento da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), em 1974, em um contexto de grandes projetos nacionais que caracterizaram a extensão naquela época.
Nas décadas posteriores, a institucionalização dessas atividades na universidade e a construção das políticas nacionais de extensão deram novos contornos e ajudaram a construir o cenário atual, que tem como principal característica a inserção da extensão nos currículos de graduação.
A base para o detalhamento dos principais acontecimentos está na documentação encontrada nos arquivos da PROEC, nas atas do Comitê Assessor de Extensão (CAEX) e em trabalhos acadêmicos relacionados a história da extensão na instituição e no Brasil.
Confira a seguir os principais acontecimentos das últimas cinco décadas da extensão Universitária na UFPR.
DÉCADA DE 1970
Durante o regime militar, via-se no cenário nacional um grande debate sobre a necessidade de as universidades estarem mais próximas à sociedade. Apesar de nesse período a extensão ainda estar em um estágio de desenvolvimento tímido, ações e projetos já eram realizados.
Em destaque estavam a criação, por parte do Governo Federal, dos Centros Rurais Universitários de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTACs) em 1966, do Projeto Rondon (1967) e o conceito de Campus Avançado (1969). O grande objetivo da extensão universitária nesse primeiro momento era proporcionar uma melhor condição de vida a populações carentes de recursos além de regiões mais afastadas.

Theodócito Jorge Atherino (ao centro) foi o primeiro Pró-reitor de Assuntos Comunitários.
Foto – acervo UFPR
1972
CAMPUS AVANÇADO DE IMPERATRIZ/MA
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o CRUTAC e Projeto Rondon se iniciaram em 1972. O primeiro buscava estar presente em regiões rurais do estado, integrando a UFPR à toda a comunidade paranaense. Já o Projeto Rondon, utilizando do programa Campus Avançado, instalou-se na cidade de Imperatriz-MA, constituindo diversos setores da própria universidade na colaboração de um grande intercâmbio entre estudantes.

lEquipe da UFPR atuante em Imperatriz,
Nosso marco temporal é a criação da Pró Reitoria de Assuntos Comunitários – PRAC, em 1974, que pode ser considerada a primeira unidade administrativa responsável pela gestão da extensão.
1974
PRAC
Em 1974, é fundada internamente a PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, se ocupando das atividades extensionistas dentro da Universidade.
Nos anos seguintes, a extensão como elemento complementar do ensino e da pesquisa começa a ganhar mais espaço na UFPR. Através de resoluções e novos regimentos, criam-se normas que ditam o que são os cursos de extensão, quais serviços serão prestados e qual é a contribuição esperada da extensão para com a comunidade.
A partir disso, uma outra perspectiva começa a ser desenvolvida na UFPR, definindo novas fronteiras e possibilidades das atividades extensionistas além da necessidade de sua institucionalização.

Catálogo de programas e cursos de Extensão Universitária, dos anos 1970
acervo PROEC
DÉCADA DE 1980
Nos primeiros anos desta década, as atividades extensionistas eram entendidas como uma forma de assistência prestada pela Universidade para a comunidade. Entre as principais parcerias daquele período estavam o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e MUDES (Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social).
A partir de 1984, os registros das atas da Coordenação/Comitê de Extensão trazem detalhes da construção da política de extensão na UFPR.
Nos anos seguintes, a extensão ganha mais espaço no contexto nacional. Com um modelo político republicano, o governo brasileiro torna-se mais ativo às questões que envolvem o ensino superior, surgindo programas como o “Nova Universidade” (1985-86) e grupos de docentes tal qual o FORPROEX – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (1987), ambos com a missão de implantar melhorias na graduação e sobretudo na extensão.
No final da década, entre os destaques está a Resolução 56/88 do CEP, alinhando novas normas para a prática extensionista na UFPR, bem como, uma maior participação do corpo docente e discente em eventos. No Brasil, se estabelece um conceito constitucional: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ou seja, não há hierarquia no tripé universitário.

Ao longo dos anos, o FORPROEX fez publicações sobre as Diretrizes Conceituais e Políticas da Extensão Universitária.
Acervo UFPR
1983
PRIMEIRO SEURS PRIMEIRO SEURS
Em 1983, a UFPR sedia o primeiro Seminário de Extensão da Região Sul (SEURS), que todos os anos promove o intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior desta região do país.

Certificado de participação do primeiro SEURS, que ocorreu em Curitiba em 1983.
Acervo UFPR
1984
CRIAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
Em outubro de 1984, a resolução 158/84 cria a Coordenação de Extensão, responsável por estabelecer normas e critérios relacionados às atividades extensionistas. Dois meses depois, em 07 de dezembro, é realizada a primeira reunião da Coordenação.
Em 07 de Dezembro de 1984, sob presidência do Prof. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, pró-reitor de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Paraná, foi realizada a reunião de ‘instalação’ da Coordenação de Extensão, com representantes de vários setores da Universidade. Atualmente, o órgão colegiado é o Comitê Assessor de Extensão (CAEX).

Resolução que cria Coordenação de Extensão, em 1984.
Acervo UFPR
1985
PROJETO ILHA DO MEL
Foi um projeto da universidade dentro do CRUTAC, em que estudantes de diversas áreas da UFPR estiveram na Ilha para prestar serviços socioeconômicos aos moradores da região, como atendimentos de saúde, cadastramento de casas e pesquisas de campo. Os alunos desenvolveram um trabalho de levantamento sócio-econômico junto às 98 famílias da população fixa e cadastramento de 208 casas de veranistas; além de inúmeros atendimentos de saúde aos moradores da Ilha.

Em 1985, a equipe da UFPR levantou dados socioeconômicos de 98 famílias e 208 casas
de veranistas; além de inúmeros atendimentos de saúde aos moradores.
Acervo UFPR
CAMPUS APROXIMADO DE PORTO VITÓRIA-PR
O Campus Aproximado de Porto Vitória, integrado do Projeto Rondon buscava trazer para os moradores do município serviços de saúde, com a presença de estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia. Na área do direito, os voluntários organizaram o estatuto do Clube da Juventude Rural.

Travessia do Rio Iguaçu em Porto Vitória.
Acervo UFPR
ENCONTRO SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Cada vez mais que os programas extensionistas se expandiram e o interesse dos Departamentos da Universidade pela extensão aumentavam, se via a importância de haver normas que guiassem essas atividades.
Em maio de 1985, houve o 1⁰ Encontro sobre Extensão Universitária, em que os representantes da Coordenadoria de Extensão, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e professores dos diversos setores da UFPR se reuniram para definir as seguintes questões: como a comunidade (urbana e rural) seria impactada pela extensão; as prioridades dentro do plano de atividades extensionistas; e a possibilidade de visitas para implementar as ações.
RETIRADA DO CAMPUS AVANÇADO DE IMPERATRIZ
Após 13 anos, a UFPR decide pelo fim do convênio com a prefeitura do município maranhense. O espaço, que antes era utilizado por alunos da UFPR para atuar em ações de integração e desenvolvimento da região, foi repassado à UFMA, tornando-se um Campus da própria universidade.

A UFPR foi responsável pelo Campus Imperatriz durante 13 anos.
Foto – Acervo UFPR
EXTENSÃO E TRABALHO
Nos anos 1980, ganhava força dentro da Universidade o debate acerca da extensão como uma forma de trabalho. Nesse mesmo período, os estágios de extensão foram regulamentados, abrindo a possibilidade de os estudantes devolverem à comunidade os aprendizados concebidos durante a graduação.

Trecho da Ata que explica a criação da PROEC nos anos 1990.
Acervo UFPR
1986
DIA DA EXTENSÃO DIA DA EXTENSÃO
Evento patrocinado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), em outubro de 1986. O encontro foi realizado na UFPR e reuniu professores e representantes extensionistas de diversas universidades – como a UFRJ, UNIJUI-RS, UFSC e UFMG.
1987
DEBATES SOBRE A ESTRUTURA DA PRAC
Com os avanços nas discussões sobre o conceito de extensão, surge dentro da PRAC novas perspectivas em relação a estrutura e hierarquia da coordenadoria. Nesse sentido, é criado o Departamento de Apoio à Extensão (DAE), integrando órgãos como o CRUTAC – Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – e o GTU – Grupo Tarefa Universitária. O DAE ficou responsável por prestar assistência à assuntos referentes aos cursos e programas extensionistas.
FORPROEX
Criação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) A Extensão Universitária é conceituada como é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Encontro de Fórum de Pró-reitores.
Foto Wanildo Schneider
DIVULGAÇÃO
Uma das preocupações nesse período era como realizar a divulgação do que estava sendo praticado na Extensão, para incentivar os alunos da Universidade a participarem e para que a comunidade externa conhecesse quais ações eram ofertadas. Entre as sugestões dos professores extensionistas estavam painéis, vídeos e a nomeação de representantes da extensão em cada setor de ensino da UFPR.

Grupo de Dança da UFPR, uma das atividades extensionistas ofertadas em 1987.
Foto – Wanildo Schneider
V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL – PELOTAS/RS
A UFPR participa do V SEURS em 1987, realizado na Universidade Federal de Pelotas – UFPel, no Rio Grande do Sul. Dez projetos e programas da Universidade receberam aprovação da PRAC para participar do evento.
1988
VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL – FLORIANÓPOLIS/SC
Na sexta edição do evento, a UFPR se fez presente com 7 projetos e programas extensionistas. O evento foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis, no final de novembro.

Encontro de Fórum de Pró-reitores.
Foto Wanildo Schneider
A EXTENSÃO PARA ALÉM DO ENSINO
Em conjunto com o Conselho de Ensino e Pesquisa – CEP, foram discutidas e estruturadas questões do que considerar extensão e como avaliar os programas e projetos.
Nesse sentido, foi-se definido que as atividades extensionistas deveriam dialogar com questões básicas da comunidade, integrando a Universidade à sociedade de forma interdisciplinar. Também devem ser inclusos na execução dos programas e projetos representantes comunitários, bem como, instituições públicas e privadas.

Reunião de Pró-Reitores em 1988.
Foto – Wanildo Schneider
1989
VII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL – MARINGÁ/PR
A UFPR participa do SEURS entre 4 a 7 de outubro de 1989. As apresentações ocorreram na Universidade Estadual de Maringá – UEM, em que projetos que não puderam estar no último seminário realizado em Florianópolis-SC se fizeram presentes.

Anais do VII SEURS.
Acervo UFPR
MAIS DE 500 PROJETOS E CURSOS REGISTRADOS
Em conjunto com o Conselho de Ensino e Pesquisa – CEP, foram discutidas e estruturadas questões do que considerar extensão e como avaliar os programas e projetos.

Mário Pederneiras, primeiro Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR.
Foto – Wanildo Schneider
DÉCADA DE 1990
Nos anos 1990, a administração extensionista na UFPR passa por reestruturações, tendo como principal mudança a criação de uma pró-reitoria própria para as ações culturais e extensionistas, denominada PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Nesse momento, também são repensadas novas estratégias, entre elas, a oferta de bolsas-extensão aos discentes, promoção de eventos relacionados à prática extensionista como o Festival de Inverno em Antonina, além de mostras de divulgação dos programas e projetos em espaços abertos à comunidade.

Trecho da Ata que explica a criação da PROEC nos anos 1990.
Acervo UFPR
1990
A PRAC AGORA É PROEC!
Em abril de 1990, ocorre uma reforma administrativa acerca das questões que envolvem a extensão na Universidade. A PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários torna-se PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A PROEC fica responsável por administrar as ações extensionistas de uma forma geral, abrangendo outros órgãos suplementares: Coordenação de Assuntos Culturais, Coordenação de Programas e Cursos de Extensão, Coordenação de Eventos, Museu de Arqueologia e Artes Populares, Editora.

O Prédio Histórico da UFPR anos 90, que abriga a sede da PROEC.
Foto – arquivo UFPR
BOLSAS-EXTENSÃO
Visando uma participação maior dos alunos de graduação dentro da extensão universitária, foi aprovado pela PROEC em conjunto com o CEP a oferta de bolsas-extensão. Entre os critérios de prioridade para contemplação do projeto estavam: a troca de conhecimento entre diversas áreas, o local de atuação (com preferência às ações desenvolvidas fora da cidade), bem como, o potencial de parceria com outras instituições públicas ou privadas.
SALA ARTE DESIGN E CIA
A Sala de Exposições Arte, Design e Cia se tornou um dos principais pontos de mostras didáticas das atividades desenvolvidas por alunos da Universidade. A PROEC inicia a promoção de eventos e exposições dos projetos e programas de extensão neste espaço cultural, a fim de realizar a divulgação tanto para a comunidade interna quanto externa. O espaço é administrado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) da UFPR.

Ilustração: Prof. Toshiyuki Sawada – Design – UFPR
1991
1º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR
Entre os dias 30 de junho a 07 de julho de 1991, acontecia a primeira edição do Festival de Inverno da UFPR, evento realizado na cidade de Antonina-PR. Através de atividades formativas, artísticas e multidisciplinares, a Universidade buscava promover a valorização da cultura popular litorânea e a troca de experiências e conhecimentos.

Divulgação das atividades do FI no jornal Correio de Notícias em 1991
IX SEURS
Realizada entre os dias 01 e 04 de outubro de 1991, a 9o edição do SEURS ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Marcia Kersten, representou a UFPR no painel “Universidade e Cultura”. Também marcaram presença a Pró-Reitora de Graduação, Prof.a Maria Amélia Sabbag Zainko, e o coral da Universidade.

Anais do IX SEURS.
Acervo UFPR
1992
2º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR
Realizado entre os dias 04 e 11 de julho, a segunda edição do Festival de Inverno da UFPR, em Antonina, reuniu diversas atividades para os mais diversos públicos, entre elas: oficinas de cerâmica, escultura, pintura, fotografia, desenho, tecelagem, criação de figurinos carnavalescos, projetos de dança e teatro, minicursos e espetáculos – com destaque para a participação da Banda Filarmônica Antoninense, grupos musicais e artísticos da UFPR (Coral, Orquestra Filarmônica Juvenil e Grupo de Dança), bem como, artistas locais. Considerada a maior atividade de extensão fora das mediações universitárias, o Festival reuniu, nesta edição, mais de 16 mil pessoas.

Cartaz da segunda edição do Festival de Inverno da UFPR.
Arquivo PROEC
X SEURS
A UFPR marcou presença no X Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Realizado entre os dias 06 e 08 de outubro de 1992, o evento ocorreu em Londrina-PR na Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Anais do X SEURS.
Acervo UFPR
DE COORDENAÇÃO A COMITÊ
Em razão da reestruturação administrativa dentro da Universidade e suas Pró-reitorias, a Coordenação de Extensão passa a ser denominada com outra nomenclatura: CAEX – Comitê Assessor de Extensão, utilizada até os dias atuais.

Trecho de ata de 1992, que revela a alteração da nomenclatura de Comissão para Comitê Assessor de Extensão.
Acervo UFPR
SEMINÁRIOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
Em 1992, houve a primeira edição da também chamada “Semana de Extensão Universitária da UFPR”. Os seminários tinham o objetivo de divulgar as ações extensionistas da Universidade. Atualmente, a UFPR realiza o ENEC (Encontro Nacional de Extensão e Cultura), evento integrante da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, sendo esta última articulada em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissional (PROGRAD), com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Abertura da primeira Semana de Extensão Universitária.
Foto – Wanildo Schneider (UFPR)
1993
AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS
Começa-se a ser discutida a reformulação da resolução 56/88 – CEP, sobre a extensão. A nova normativa, no 24/93, explicita que a ação extensionista deve estar ligada a uma concepção de transformação e compromisso social, ou seja, que estabeleça uma relação conjunta entre universidade e sociedade.
Além disso, a resolução também ampliou os formatos de atividades extensionistas para além de cursos e programas, adicionando as modalidades de projetos, eventos e ações complementares de Extensão.

Grupo de hipertensos em avaliação antes do início da caminhada,
projeto Aptidão física e saúde.
Foto – Clodoaldo Rossa (UFPR)
MOSTRAS DE EXTENSÃO
Em 1993, foram realizadas duas Mostras de Extensão Universitária na sala Arte, Design e Cia. Entre os dias 05 a 13 de maio e 27 a 30 de setembro, alunos, professores e a comunidade externa puderam apreciar os projetos de extensão existentes na Universidade. De acordo com levantamentos da própria gestão da PROEC no período, as mostras reuniram um público próximo de 500 pessoas.

Mostra de cursos de Extensão na Sala Arte e Design.
Foto – Wanildo Schneider (UFPR)
XI SEURS
A décima primeira edição do SEURS foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, entre os dias 06 e 08 de outubro de 1993. Participaram do evento mais de 40 pessoas da UFPR, entre funcionários, técnicos administrativos, estudantes e professores. O Seminário se construiu a partir do seguinte tema: “Paradigmas Teóricos da Práxis Extensionista”.
1994
DEBATES SOBRE A ATUAÇÃO DO COMITÊ DE EXTENSÃO
Completando uma década de existência, o CAEX passa a ser um centro de debate nas reuniões da PROEC, a fim de estabelecer melhor sua estrutura e responsabilidades. Desta forma, discussões entre os membros do comitê começam a ser realizadas, a fim de reformular o regimento do órgão colegiado.
PRONAICA – PROGRAMA NACIONAL INTEGRAL DE ATENÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
Programa elaborado pelo governo federal, que visava, sobretudo, adequar e integrar espaços físicos destinados a crianças e adolescentes. Entre seus objetivos, o PRONAICA buscava promover a proteção e acesso desse público nas mais diversas esferas (saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, esportes etc.), bem como, capacitar educadores através de cursos.
A unidade polo da UFPR atuava no total em 13 CAIC’S (Centros de Atenção Integral à Criança) de Curitiba, Região Metropolitana e litoral, em cidades como Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Lapa, Paranaguá, Pinhais, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Acadêmica de enfermagem realizando consulta de puericultura.
Acervo UFPR.
III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE
Realizado na segunda semana de agosto de 1994, a terceira edição do Seminário de Extensão da UFPR durou três dias. Entre palestras, espaços para relatos de experiências, apresentações e debates, o Seminário abordou as seguintes temáticas: política de extensão na atualidade, a cultura na Universidade e o trabalho envolvendo movimentos sociais. Também foram realizadas mostras dos projetos e programas de Extensão.
1995
SEURS NA UFPR SEURS NA UFPR
A décima terceira edição do SEURS foi realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os dias 09, 10 e 11 de novembro de 1995. A temática principal do evento consistia na “Articulação da extensão universitária com projetos estratégicos de desenvolvimento da região Sul”.
Ao todo, foram 110 trabalhos selecionados para participação no evento e 132 instituições convidadas. Além das apreciações dos projetos e programas, também estiveram na programação mesas redondas, palestras e apresentações de grupos artísticos da Universidade.

Anais do XIII SEURS.
Acervo UFPR
O FAZER CERÂMICO EM ANTONINA
Projeto ativo desde a segunda edição do Festival de Inverno da UFPR, as oficinas de cerâmicas se constituíram como uma das marcas do evento. A partir disso, criou-se um núcleo de ceramistas em Antonina juntamente com a APAE do município, uma relação que se intensifica ainda mais no 5o Festival, em julho de 1995, abrindo espaço também para um olhar mais atento voltado à inclusão social.
Pelo grande envolvimento com a comunidade, o projeto foi continuado durante todo o ano, sendo coordenado pelo Departamento de Artes. Nas cinco primeiras edições do Festival de Inverno, mais de 4 mil crianças e jovens da rede pública de ensino – inclusive da APAE – haviam participado da oficina.

Projeto Fazer Cerâmico em Antonina.
Foto – Acervo UFPR
CADERNOS DE EXTENSÃO
Em outubro de 1995, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura lança diversos volumes do Caderno de Extensão. Entre as publicações, discute-se no volume 1 o perfil da extensão universitária nas universidades brasileiras, em especial nas instituições da região Sul. Nesse cenário, a UFPR também inicia seus trabalhos extensionistas com os movimentos sociais – como por exemplo, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Exemplo dos Cadernos de Extensão produzidos pela PROEC nos anos 1970.
Acervo UFPR
EXTENSÃO PARA DENTRO
Um ponto de preocupação exposto pela PROEC nos cadernos de extensão e de avaliação foi a denominada “extensão para dentro”. Apesar dos avanços nas ações praticadas, se observava uma lacuna entre o conceito de Extensão estabelecido em resoluções comparado com o que estava sendo desenvolvido. Além disso, a própria Pró-reitoria afirmava no Caderno de Extensão (1995), que deveria se dissociar das atividades extensionistas apenas a visão assistencialista e de prestadora de serviços.
1996
NOVAS FUNÇÕES DO CAEX
A partir do estabelecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o surgimento de novas dinâmicas da UFPR com a comunidade externa, o Estatuto da Universidade e Avaliação Institucional das atividades desenvolvidas precisaram se adequar.
Nesse sentido, a Proec propõe alterações acerca da então resolução que regia a extensão na Universidade, a 24/93. Foi elaborado um anteprojeto sobre a atuação do Comitê Assessor de Extensão, ficando sobre responsabilidade do mesmo auxiliar em: a) normas e políticas de Extensão; b) aprovação de regimentos; c) análise das propostas de projetos e programas de Extensão; d) divulgação, formação e articulação das ações extensionistas; e) análise dos relatórios dos projetos e programas de extensão.
ECOTURISMO NA ILHA DO MEL
Projeto proposto pelo Departamento de Geografia e Turismo da UFPR, com o objetivo de conscientizar a comunidade da Ilha acerca dos problemas ambientais e promover o turismo sustentável e de preservação.
Para isso, foram desenvolvidos materiais de apoio aos alunos de escolas da Ilha, levantamentos da infraestrutura local bem como uma pesquisa aprofundada com os moradores acerca do turismo na região, principalmente sobre o comportamento dos turistas com o espaço natural.

Projeto de Ecoturismo na Ilha do Mel.
Foto – Acervo UFPR
1997
PIONEIRISMO
A PROEC recebe a Visita do professor Roberto Mauro Gurgel, do Estado do Maranhão, um dos pioneiros da Extensão Universitária no Brasil. Na ocasião, ele discorreu sobre o papel das universidades frente ao processo de globalização da economia e como a extensão é realizada em países da Europa e nos Estados Unidos. Discorreu também sobre as suas experiências na extensão universitária, enfatizando o papel da Extensão enquanto parte de um sistema pedagógico que não se limita à prestação de serviço.

Professor Roberto Mauro Gurgel, ex-pró-reitor de Extensão e Cultura da UFMA em 2023.
Foto – UFMA
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA
A PROEC participou do programa, atendendo o município de Girau do Ponciano, Alagoas. Dois professores do departamento de educação da UFPR ministraram um curso de capacitação a 13 professores do referido município, com 8 horas diárias de atividades.
1998
EM BUSCA DA VALORIZAÇÃO EM BUSCA DA VALORIZAÇÃO
Os integrantes do CAEX contataram a necessidade de conduzir a extensão com mais seriedade, porque alguns projetos são efetivamente de pesquisa e têm sido aprovados pelo comitê de extensão. Outro fator discutido em atas dizia respeito aos critérios de progressão na carreira docente, na qual a extensão, naquele momento, não estava incluída.
1999
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO
Maria José Justino, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da época, apresentou o Plano Nacional de Extensão ao ministro da Educação e outras autoridades no Fórum Nacional de Extensão, em dezembro de 1999.
Durante a apresentação, Justino destacou o conceito de extensão universitária e a sua crescente relevância como critério acadêmico. Nessa época, já se discutia a necessidade de estruturar a resolução e introduzir a extensão nos currículos e rever a definição dos conceitos programas, projetos, cursos e eventos.
ITCP
Criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). VInculada à Proec, atua como programa de ensino, extensão e pesquisa universitária. Seu foco é fortalecer comunidades com base nos princípios da Economia Solidária, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. A ITCP promove ações interdisciplinares, orientando alunos em projetos que visam o empoderamento social, melhoria da qualidade de vida e a aplicação prática do conhecimento acadêmico para solucionar problemas reais nas comunidades. A incubadora busca superar limites através da autoavaliação contínua e planejamento estratégico, com o objetivo de influenciar positivamente a vida dos alunos e seu papel na sociedade.

A Feira de Economia Solidária da UFPR é uma das ações vinculadas à ITCP.
Foto – Arquivo ITCP
DÉCADA DE 2000
A consolidação da extensão na UFPR é retratada nos anos 2000 pela discussão permanente sobre a articulação com a comunidade nas ações extensionistas, pela integração com o ensino e a pesquisa feita na SIEPE e pela informatização, um importante passo para mensurar os dados para a busca de recursos e a definição de políticas que privilegiem a troca dialógica entre sociedade e universidade.

Estudantes do Projeto Universidade Solidária, nos anos 2000.
Foto – João Dias Betim
2000
ARTICULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TÉCNICOS
Nas discussões do Plano Nacional de Extensão, estabeleceu-se que a extensão poderia vir a partir de demandas da comunidade, instituições governamentais, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e centros acadêmicos. Foi pensada uma discussão para que técnicos administrativos também pudessem atuar na promoção da extensão, reforçando a conexão transformadora entre universidade e sociedade.

Aula pública na Praça Santos Andrade.
Foto: André Filgueira
2001
SEURS NA UFPR
Após 6 anos, a UFPR sediou novamente o 19º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2001.

A UFPR sediou o 19º SEURS nos dias 20 e 21 de agosto de 2001.
Acervo UFPR
2002
PRIMEIRAS EDIÇÕES DO ENEC E CBEU
O Enec (Encontro de Extensão e Cultura) foi realizado pela primeira vez de 29 a 31 de outubro de 2002, durante a SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão).
No mês seguinte, ocorreu o I CBEU (Encontro Brasileiro de Extensão Universitária) na Universidade Federal de Pernambuco. O evento foi realizado de 9 a 12 de novembro de 2002, e a UFPR marcou presença com cerca de 12 estudantes bolsistas extensionistas.

I CBEU
Acervo UFPR
2003
SISTEMAS DE GESTÃO
Apresentação do sistema de informações da extensão (SIEX), ao qual as universidades federais de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul já tinham aderido. Esse sistema tem 2 objetivos, o primeiro referente a base de dados para avaliação da extensão e o segundo, de gestão para o retorno da rubrica de extensão no orçamento das universidades para o ano de 2004.

SIEX
2004
ENEC VIRTUAL
Neste ano, o ENEC ocorreu pela primeira vez na modalidade digital, em que a entrega de fotos e documentos era feita por CDs. Desses arquivos, foi possível conhecer muito do que foi feito na extensão daquela época.

Capa CD Room 2-ENEC
2005/06
RETOMADA DO PROJETO RONDON
O Projeto Rondon, interrompido em 1989, foi retomado a nível nacional em 2005. A UFPR participou do Projeto Rondon a partir do ano seguinte. Destaca-se as ações de “Metodologia Aplicada à Promoção de Saúde Bucal Durante o Projeto Rondon: Operação Vale do Ribeira”. Este projeto visou educar a população sobre os riscos da higiene bucal não eficiente. Durante 15 dias, a equipe realizou ações educativas como teatros infantis, palestras, pintura, instrução sobre higiene bucal e oficinas de capacitação para agentes comunitários.
A UFPR esteve presente na Operação Rondon realizada na Amazônia Oriental. sob a coordenação do professor Cid Aimbiré de Moraes Santos. Ao todo, sete estudantes participaram da operação.

Equipe do Rondon na Amazônia Oriental.
Foto – Professor Cid Moraes Santos
2007
VALORIZAÇÃO
O tema do ENEC 2007 foi “Entendendo a Extensão: a produção do conhecimento, formação acadêmica e transformação social”. O evento contou com várias homenagens. Entre elas, Marlene Walflor, que na época era gerente da Unidade de Programas e Projetos de Extensão da Coordenadoria de Extensão. Marlene também foi coordenadora do Programa de Extensão Universitária de Desenvolvimento Sustentável em Guaraqueçaba, onde atuou de 2004 a 2007, além de ter contribuído em outras iniciativas extensionistas.

Marlene Walflor.
Foto – Acervo UFPR
2008
FORPROEX na UFPR
O XXIV Fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras (FORPROEX) teve como tema “A parceria das Universidades com o Estado e os Municípios / A experiência das Universidades do Paraná”. O evento, foi realizado de 5 a 6 de junho de 2008 no Teatro da Reitoria.

FORPROEX na UFPR
Foto – Izabel Liviski
DESCENTRALIZAÇÃO
A nova resolução da extensão (70/08 – CEPE), visa descentralizar os processos administrativos de aprovação de novas ações extensionistas. A partir dali, as propostas de novos programas e projetos serão analisadas e aprovadas nos departamentos. As propostas de cursos continuariam sob a responsabilidade do CAEX.
REVISTA EXTENSÃO EM FOCO
A Revista Extensão em Foco, criada em 2008 pela PROEC tem por finalidade publicar artigos originais e relatos inéditos de extensão universitária. Até o final de 2024, já foram publicadas 34 edições, com relatos de experiências extensionistas de várias instituições brasileiras, de acordo com as diretrizes e áreas temáticas definidas pela Política Nacional de Extensão Universitária do FORPROEX.

Extensão em Foco número 1, 2008.
Acervo UFPR
2009
INTEGRAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA SIEPE
Na busca por integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, é proposta a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão”, (SIEPE). O evento anual é promovido para divulgar as atividades e programas acadêmicos coordenados pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Abertura da I SIEPE.
Foto – Leonardo Bettinelli
OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
O número de processos registrados na PROEC no ano de 2009 diminuiu em relação ao ano de 2008, isto devido ao processo educativo aplicado nas análises e ao encerramento oficial de programas ou projetos inativos. Nessa época, 25% dos professores da UFPR estavam envolvidos com a extensão.

A simplificação dos processos promove a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.
Foto – Marcos Solivan (UFPR)
DÉCADA DE 2010
A UFPR completa seu centenário. A efeméride provoca reflexões e resgates históricos, inclusive da extensão. Ao mesmo tempo, a implementação de um novo sistema, a abertura a participação de aposentados também de destacam nos anos 2010. Por fim, o diálogo com a comunidade interna para esclarecimento das atividades extensionistas torna-se uma constante nos eventos organizados pela Proec.

Inauguração da Exposição Caminhos da Extensão.
Foto – Rodrigo Juste Duarte (UFPR)
2010
PAPEL DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM PROJETOS DE EXTENSÃO
As reuniões do CAEX promoveram um diálogo para que os servidores técnicos em administração pudessem concorrer a bolsas de extensão. Tudo isso graças ao Decreto Nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, que trata da concessão de bolsas para o desenvolvimento das atividades de ensino e extensão universitária. Para 2011, ficou definido que técnicos administrativos poderiam participar da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão (como já ocorria), desde que o outro membro dessa Coordenação (Coordenador ou Vice Coordenador) seja um docente em efetivo exercício, na compreensão de que as atribuições são compartilhadas entre Coordenador e Vice coordenador.
2011
SIGEU
Após avaliação de vários modelos de sistemas de gestão, o CAEX definiu que o SIGEU – Sistema de Gestão da Extensão, seria o instrumento para cadastro e avaliação de propostas de maneira informatizada. A implementação ocorreria no ano seguinte, durante as comemorações dos 100 anos da UFPR.

Evento de lançamento do SIGEU.
Foto – Leonardo Bettinelli (UFPR)
2012
EXTENSÃO NOS 100 ANOS DA UFPR
Através do projeto de Bolsas 100 Anos da UFPR, destinadas a iniciativas acadêmicas relacionadas à temática do centenário da instituição, pesquisas foram desenvolvidas sobre a história da extensão na universidade. Em especial, destacam-se os trabalhos coordenados pela professora Nadia Gaiofatto Gonçalves, do Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação da UFPR.
PROGRAMA DOCENTE SÊNIOR EXTENSÃO
Por meio de discussões desenvolvidas desde 2010 no Caex, a Proec apresenta ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), uma proposta que, de acordo com as atas da época, era inédita no país: o Programa Docente Sênior Extensão. O eixo central da proposta é permitir que o docente aposentado possa continuar a dedicar mais tempo e atenção, conforme desejar, a atividades extensionistas. O primeiro edital na UFPR para cadastro de docentes sênior ocorreu em 2014.
2013
RECONHECIMENTO
No aniversário da UFPR, quatro profissionais que se destacaram na extensão, foram homenageados pela instituição. Nádia G. Gonçalves, pela consolidação do SIGEU; José Carlos Belotto, coordenador do Programa Ciclovida, que implantou Paraciclos na UFPR e articulou iniciativa privada e Poderes Públicos; Mariza de Almeida, do Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN), pela contribuição extensionista integrada à pesquisa na formação de alunos, e Irineu Mazzaro, coordenador do Programa FiBrA – Física Brincando e Aprendendo, que populariza fenômenos físicos de maneira prática.

Irineu Mazzaro.
Foto – Acervo UFPR

Mariza Almeida.
Foto – Acervo UFPR

José Carlos Belotto.
Foto – Acervo UFPR

Nádia G. Gonçalves
2015
GREVE
Uma longa greve, de 139 dias de mobilização, prejudicou as atividades extensionistas naquele ano. Embora muitos projetos tenham sido cancelados, houve discussões importantes sobre a curricularização da extensão, prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014.
Esse assunto foi tema de duas reuniões do FORPROEX, realizadas nos meses de maio, em Gramado/RS, e novembro, em João Pessoa/PB.

Assembleia de professores 2015 pelo fim da greve.
Foto – Acervo UFPR
2016
LUTA PELA GRATUIDADE DO ENSINO PÚBLICO
A proposição da PEC 395/2014 visava alterar a redação do inciso IV do artigo 206 da Constituição Federal, referente à gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. O Fórum defendeu de forma intransigente a necessidade de manutenção e ampliação das ações de extensão que valorizam e apoiam as afirmações das identidades raciais, sociais, de gênero e de território das populações vulneráveis.
A reunião do FORPROEX, ocorrida em Ouro Preto (MG) discutiu essa conjuntura e defendeu a função social da extensão enquanto estimuladora para melhoria das condições de vida e trabalho de segmentos da população brasileira, dando significado à formação universitária no contexto das necessidades locais e regionais.

Forproex 2016.
Foto – Fernanda Covalski
2017
CRIAÇÃO DO COMITÊ SETORIAL DE EXTENSÃO
Para atender à resolução 72/11 do CEPE, foi instituído o Comitê Setorial de Extensão, e um representante das seguintes pró-reitorias: PRPPG, PROGRAD, PRAE e do SIBI. Esses representantes são uma ponte entre os integrantes do CAEX e as comunidades setoriais.

Setores da UFPR
Fotos – Acervo UFPR
2018
DIÁLOGOS
Em 2018, a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES nº 7), estabelece as diretrizes e regulamenta o plano Nacional de Educação no que diz respeito à curricularização da extensão, tornando-se relevante, de acordo com Dalmolin e Vieira (2015) contribuindo a respeito da reflexão de que a extensão nas universidades sempre foi permeada por relações de poder em torno do que universidade, ou de qual formação queremos construir. A dialogicidade, neste sentido, pode ser um fator capaz de incluir novas compreensões sobre a problematização desta temática.

Fórum de Pró-Reitores em 2018.
Foto – Marcos Solivan (UFPR)
2019
VIVÊNCIAS
Realizado na PROEC em parceria com a PROGRAD o “Projeto de Vivência e Compartilhamento da Extensão Universitária”, foi um momento de compartilhamento de experiências e divulgação da importância da Extensão Universitária na UFPR. Os participantes puderam dialogar sobre o conceito de Extensão, possibilidades de ação, bem como sobre sua relevância para a formação acadêmica.

Compartilhamento e Vivencia da Extensão na UFPR
DÉCADA DE 2020
Nos últimos anos, a Pandemia do coronavírus impactou a forma de como se dá a interação da universidade com a sociedade. Ao mesmo tempo, a efetivação da curricularização da extensão e a intensificação da relação com a comunidade, por meio de grandes eventos, são os destaques da atual década na extensão da UFPR.

Mutirões de testagem para a Covid e a oferta de equipamentos de proteção e álcool marcaram o trabalho da UFPR durante a pandemia.
Foto – Marcos Solivan (UFPR)
2020
EXTENSÃO NA PANDEMIA
Diante do cenário da pandemia da Covid-19, viu-se a necessidade de se estimular, valorizar e apoiar ações remotas de extensão.
Nesse sentido, a Proec editou o livro de resumos “EXTENSÃO NA UFPR EM TEMPOS DE PANDEMIA”, em que mais de 130 ações mostraram o que foi realizado para amenizar os impactos negativos da emergência sanitária. Extensionistas e comunidade continuavam em contato, mas cada um na segurança de sua casa ou através do distanciamento social.

Projeto Luto, Vivências e Possibilidades foi uma das atividades que prosseguiram presencialmente, com todos os cuidados de proteção e distanciamento necessários.
Foto – acervo UFPR.
SIGA
Também ocorreu a implementação do novo Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), para gerenciamento de informações. Desde 2018, havia um movimento na UFPR para implantação de todo o processo de gestão acadêmica da graduação no Siga, que substituía outros sistemas que não integrados entre si.

Logo SIGA.
2021
ARTICULAÇÕES EM REDE
Inicia-se a articulação em Redes das ações extensionistas. A COEX organiza reuniões com os coordenadores que atua com as temáticas de Divulgação Científica e Idosos com o objetivo de reunir e articular as ações, para a construção de uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre os membros da rede em diálogo com a comunidade.
2022
PROJETO ABRACE A UCRÂNIA
A Proec integra o projeto “Abrace a Ucrânia”, que arrecadou brinquedos para as crianças refugiadas ucranianas, que fugiam da guerra com a Rússia. O Paraná é o estado brasileiro com o maior número de descendentes ucranianos do país e foi o destino de muitos refugiados.

Arrecadação de brinquedos para crianças ucranianas foi articulada pela equipe da PROEC.
Foto – arquivo PROEC
2023
NOVA RESOLUÇÃO
Após longos períodos de discussão, finalmente a resolução Resolução 57/19 – CEPE foi alterada, passando agora para a Resolução 03/2023. Com a creditação e curricularização da extensão nos cursos de graduação, surgiu a necessidade de ajustar tramitações na resolução, para dar celeridade ao andamento das atividades extensionistas e suas certificações

Reuniao do Comite Assessor de Extensao ocorreu de forma hibrida no Sacod
Fotos-Adriano-Taques-Proec
INTERAÇÃO COM OS SETORES DA UFPR
A Equipe da Coordenadoria de Extensão da UFPR teve a iniciativa de realizar atividades nos Setores, visando dar maior visibilidade à Extensão. As visitas aos locais de trabalho, salas de aula, reunião do CAEX itinerante e a exposição “O Olhar da Comunidade”, aconteceu mensalmente em outros setores da Universidade. As visitas também serviram para esclarecer sobre as alterações da resolução 57/19 CEPE, que rege os processos da extensão na universidade.

Equipe da PROEC esclarece estudantes e servidores durante visita ao Setor de Artes, Comunicação e Design.
Foto – Arquivo PROEC
SBPC JOVEM
A UFPR sediou a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, no Campus Centro Politécnico. A Coordenadoria de Extensão ficou responsável pela organização da SBPC Jovem, espaço voltado à divulgação científica para crianças. Destaca-se a participação de 87 projetos de pesquisa e extensão UFPR, articulados em uma mostra que ocorreu na tenda do evento.

A SBPC Jovem recebeu milhares de estudantes, que interagiram com diversas atividades propostas pela UFPR e instituições parceiras.
Foto – Marcos Solivan (UFPR)
PARANÁ FAZ CIÊNCIA
A UFPR participou do Paraná Faz Ciência, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O Evento, organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ocorreu na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Entre os dias 06 e 10 de novembro, mais de 10 mil pessoas puderem conhecer os projetos realizados por nove projetos de extensão na Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação. As atividades visaram despertar o saber científico e a troca de saberes com os visitantes.

Estande da UFPR no Paraná Faz Ciência em 2023.
Foto – Arquivo PROEC.
EXTENSÃO EM RELATOS
O documentário “Extensão em Relatos – Narrativas Extensionistas da UFPR” é apresentado em evento no auditório Maurício Bissoli. O produto é resultado das visitas realizadas em 2022 e 2023 a projetos e programas de vários setores da UFPR.

O lançamento do documentário ocorreu no Campus Jardim Botânico da UFPR.
Foto – Leonardo Bettinelli
2024
FORTALECIMENTO E INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO
A PROEC lança editais para apoio financeiro para inserção da extensão universitária na pós-graduação. O primeiro fomentará em até R$ 3 milhões para fortalecer e a integralização da extensão nos cursos de graduação e educação profissional. Este valor é cerca de três vezes maior do que o do último edital, publicado em 2022. O segundo, com o apoio da CAPES, distribuirá, a partir de outubro de 2024, mais de R$ 1 milhão para integrar a pós-graduação à extensão.
SEURS 42
A Proec organiza a delegação da UFPR que participou do SEURS, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trinta e cinco estudantes, de 19 ações extensionistas organizaram oficinas e apresentações orais. A temática escolhida para o evento foi “A Extensão que queremos” e procura refletir, a partir das práticas extensionistas atuais, “que futuros estamos produzindo e o que desejamos para as instituições de ensino superior e para a sociedade do amanhã”.

Delegação da UFPR no SEURS, em Porto Alegre.
Foto – Arquivo PROEC
E-BOOK
A Coordenação de Extensão lançou o ebook “Experiências Extensionistas”, que teve como objetivo selecionar relatos de experiências, na forma de resumos. As equipes envolvidas em Programas e Projetos de Extensão compartilharam suas vivências, com o intuito de fortalecer o reconhecimento da Extensão como função acadêmica com ênfase na relação teoria e prática, na troca de saberes como uma ação transformadora entre sociedade e universidade e a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

E-book Experiências Extensionistas
REFERÊNCIAS
ANGELOTTI, Rangel. Contribuições da extensão universitária para o ecodesenvolvimento: o caso do setor Litoral da UFPR. 2018. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/58563. Acesso em: 3 dez. 2024.
BORGHI, Juliana Marques. Caminhos para a construção da interculturalidade: a relação entre a extensão universitária e a comunicação pública no NEABI – IFPR. 2022. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/76160. Acesso em: 3 dez. 2024.
GABRIEL, Maria do Socorro Gonçalves. Repensando a Extensão Universitária: um olhar a partir das ações do projeto de extensão universitária PBMIH – Português brasileiro para migração humanitária da UFPR: Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/83450 Acesso em: 28 nov. 2024.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; VIEIRA, Carina Silva; ANTUNES, Patrícia de Souza. Extensão na Universidade Federal do Paraná: constituição histórica. 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/viewFile/38917/23764 Acesso em: 28 nov. 2024.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; CORDEIRO, Andrea. Histórias e memórias sobre educação: reflexões e memórias sobre um projeto de extensão. reflexões e memórias sobre um projeto de extensão. 2023. Disponível em: https://educacao.ufpr.br/centro-de-documentacao-e-pesquisa-em-historia-da-educacao/publicacoes-do-cdphe/ Acesso em: 28 nov. 2024.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias e memórias sobre educação: trajetória e atividades de um projeto de extensão. trajetória e atividades de um projeto de extensão. 2016. Disponível em: https://educacao.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2017/05/livro-historias-e-memorias-sobre-educacao-2016.pdf Acesso em: 28 nov. 2024.
ITCP. Quem somos. 2024. Disponível em: www.itcp.ufpr.br Acesso em: 28 nov. 2024.
LEITE, Renato Lopes; OLIVEIRA, Ricardo Costa de (org.). Reflexões: UFPR 100 anos. 2012. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/83788 Acesso em: 28 nov. 2024.
ROCHA, Heloisa Helena Campelo Rodrigues da. A extensão na Universidade Federal de Pelotas: estrutura administrativa e políticas institucionais (1969 – 1992). 2018. Disponível em: https://bit.ly/417uFSc Acesso em: 28 nov. 2024.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. 30ª SBPC JOVEM: um espaço de encontro com a ciência, a tecnologia e a inovação. 2023.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. Extensão da UFPR durante a pandemia. 2021. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2021/A%20Extensao%20na%20UFPR%20durante%20a%20pandemia%20-%20e-Book.pdf Acesso em: 28 nov. 2024.
PRÓ REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Encontro de Compartilhamento e Vivência da Extensão na UFPR. 2019. Disponível em: Setor de Ciências da Terra Acesso em: 28 nov. 2024.
SOUZA, Thais da Silva. Educação ambiental e extensão universitária: a dialogicidade entre a Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral e a comunidade. 2019. Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/64034. Acesso em: 3 dez. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sala Arte, Design & Cia. Disponível em: www.itcp.ufpr.br Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Revista extensão em foco. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. SBPC Jovem destaca programação voltada para o despertar da ciência. 2023. Disponível em: https://ufpr.br/sbpc-jovem-destaca-programacao-voltada-para-o-despertar-da-ciencia/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. UFPR lança edital que destina R$ 3 milhões de verba própria para ações extensionistas. 2024. Disponível em: https://ufpr.br/ufpr-lanca-edital-que-destina-r-3-milhoes-de-verba-propria-para-acoes-extensionistas/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. UFPR promove ações de extensão, pesquisa e inovação no Paraná Faz Ciência. Disponível em: https://ufpr.br/ufpr-promove-acoes-de-extensao-pesquisa-e-inovacao-no-parana-faz-ciencia/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. UFPR articula pós-graduação e extensão no edital do PROEXT-PG. 2024. Disponível em: https://ufpr.br/ufpr-articula-pos-graduacao-e-extensao-no-edital-do-proext-pg/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. UFPR participa do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2024. Disponível em: https://ufpr.br/ufpr-participa-do-seminario-de-extensao-universitaria-da-regiao-sul-2/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Lançado novo edital para Bolsas 100 Anos da UFPR. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3ZtiuxS Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Colégio de Coordenadores de Curso de Graduação discute curricularização da Extensão e implantação do Siga Graduação. 2019. Disponível em: https://ufpr.br/colegio-de-coordenadores-de-curso-de-graduacao-discute-curricularizacao-da-extensao-e-implantacao-do-siga-graduacao/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Proec promove o curso “Operacionalizando a Creditação da Extensão” em setembro. 2024. Disponível em: https://ufpr.br/proec-promove-o-curso-operacionalizando-a-creditacao-da-extensao-em-setembro/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Proec realiza o encontro “O olhar da Comunidade”, em fortalecimento à extensão. 2023. Disponível em: https://ufpr.br/proec-realiza-o-encontro-o-olhar-da-comunidade-em-fortalecimento-a-extensao/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Proec orienta sobre os prazos para envio de novas propostas extensionistas e dos relatórios anuais. 2023. Disponível em: https://ufpr.br/proec-orienta-sobre-os-prazos-para-envio-de-novas-propostas-extensionistas-e-dos-relatorios-anuais/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Proec promove ações de diálogo sobre a valorização da extensão. 2023. Disponível em: https://ufpr.br/proec-promove-acoes-de-dialogo-sobre-a-valorizacao-da-extensao/ Acesso em: 28 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Proec destaca alterações na resolução sobre a extensão e abre inscrição para bolsas, até 10/04. 2023. Disponível em: https://ufpr.br/proec-destaca-alteracoes-na-resolucao-sobre-a-extensao-universitaria-e-abre-edital-de-bolsas/ Acesso em: 28 nov. 2024.